sábado, 29 de setembro de 2012

Hebe Camargo morre aos 83 anos


A apresentadora Hebe Camargo morreu em São Paulo, neste sábado (29), aos 83 anos. Ela lutava contra o câncer desde 2010 e morreu, segundo a assessoria do SBT, após sofrer uma parada cardíaca, ao se deitar para dormir, nesta madrugada.
Hebe é um dos maiores ícones da televisão brasileira e ficou internada pela última vez por quase duas semanas em agosto, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Nos últimos dois anos passou por várias cirurgias e tratamentos contra o câncer.
O velório será realizado no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do Estado de São Paulo, no Morumbi. Até o começo desta tarde, não havia confirmação sobre data e horário do velório, nem sobre o local do sepultamento.
A morte da diva causa repercussão entre artistas e políticos brasileiros nesta tarde. A apresentadora Ana Maria Braga publicou no Twitter uma homenagem: “Os amigos do Sorriso da TV brasileira, Hebe, choram a Estrela que se vai. Saudade”, escreveu."Uma mulher estupenda, corajosa, e uma entrevistadora franca e leal. Vai deixar muitas saudades. O exemplo dela foi dignificante", declarou o deputado federal pelo PP de São Paulo, Paulo Maluf.
Em mais de 60 anos de história na televisão brasileira, a apresentadora tinha um estilo próprio de entrevistar as pessoas. Ela se tornou popular com a expressão “gracinha”, usada para elogiar convidados. Outra marca registrada de Hebe era dar selinhos nos entrevistados que passavam por seu famoso sofá.
“Estamos perdendo uma mulher que é um marco da televisão brasileira (...). Nos acostumamos a tê-la como uma de nós”, disse a atriz Irene Ravache, completando que estar com Hebe era "uma festa".
Biografia
Nascida em Taubaté (SP), a 130 km da capital, Hebe Maria Monteiro de Camargo Ravagnani começou a carreira cantando. Entrou para a TV logo após a fundação da primeira emissora brasileira, a TV Tupi, onde ela fazia aparições nos programas como cantora.
Estreou como apresentadora em 1955, no programa “O mundo é das mulheres”, na TV Carioca, a primeira atração voltada especialmente para mulheres. Antes disso, havia substituído Ary Barroso no programa de calouros apresentado por ele.
Depois disso, a apresentadora ficou afastada da TV por um período, até que em 1966 estreou o dominical que levava seu nome na TV Record. A atração contava com o músico
Caçulinha e era líder de audiência. Foi responsável por dar espaço para novos talentos ligados à Jovem Guarda.
Para dedicar-se ao filho, Hebe ficou afastada da televisão por cerca de dez anos, quando voltou a aparecer na TV Bandeirantes. Em 1985, aceitou o convite do SBT para comandar uma atração na emissora. Em quatro de março de 1986, entrava no ar o “Programa Hebe”, comandado por ela até 2010. Em dezembro do mesmo ano, Hebe assinou contrato com a RedeTV e estreou na emissora em março de 2011, onde ficou até este mês, quando acertou retorno ao SBT.
Segundo a assessoria do SBT, ela estava muito feliz com a volta à emissora.
Carreira musical
Famosa como apresentadora, ela não deixou de lado a carreira musical. Após lançar três discos entre 1959 e 1966, compilou suas canções mais conhecidas no CD “Maiores sucessos”, de 1995. Depois, lançou mais quatro discos. "Pra você" (1998), "Como é grande meu amor por você" (2001), "As mais gostosas da Hebe" (2007) e "Hebe mulher" (2010, ano em que participou do Grammy Latino).
O último álbum da carreira contou com participações de Daniel Boaventura e Roberto Carlos. Em todos os discos, o repertório foi abastecido por canções românticas.
'Morrer feliz da vida'
A apresentadora foi diagnosticada com câncer no peritônio, membrana que envolve os órgãos do aparelho digestivo, em janeiro de 2010. Em sua primeira gravação após 12 dias internada para a retirada de nódulos e para o início do tratamento quimioterápico, Hebe mostrou gratidão com fãs e celebridades que a apoiaram. “Posso até morrer daqui a pouco, que vou morrer feliz da vida”, comentou em março de 2010, ainda no SBT.
Na ocasião, Hebe subiu ao palco ao som de Ivete Sangalo, Ney Matogrosso, Leonardo e Maria Rita cantando juntos. “Vocês são a causa disso tudo. Me colocaram nesse pedestal que eu não mereço. É impossível encontrar palavras para descrever esse momento”, disse para a plateia. Depois, entoou “Ó nóis aqui traveis”, samba do grupo Demônios da Garoa.
Novas internaçõesEm setembro de 2011, Hebe iniciou um novo tratamento contra o câncer, com sessões de quimioterapia preventivas. "Não estou doente, apenas continuo me tratando pra poder ficar com vocês muito tempo ainda", disse. Por conta do retorno ao tratamento, ela havia voltado a perder cabelo e, consequentemente, a usar perucas.

"Evidentemente, todo remédio forte causa algum problema. O meu problema é que eu, de novo, fiquei carequinha. Eu não estou careca, mas quase. Então, evidentemente, estou de peruca", afirmou, em comunicado enviado à imprensa. Ela ainda brincou, referindo-se ao ator Reynaldo Gianecchini, que fazia um tratamento contra um câncer no sistema linfático. "Vou sair linda, igual ao Reynaldo Gianecchini”, disse.

Nos últimos dois anos, Hebe passou por várias cirurgias e tratamentos contra o câncer. Em janeiro de 2010, a apresentadora ficou 12 dias internada para retirada de nódulos na região do peritônio e iniciou tratamento quimioterápico. Em 2011, fez novas sessões de quimioterapia preventivas. Em março de 2012, passou por uma cirurgia de emergência para retirar um tumor que causava obstrução intestinal, ficando 13 dias no hospital. Em junho, realizou uma nova cirurgia de emergência para retirada da vesícula. No mês de julho, segundo o sobrinho Claudio Pessutti, ficou internada por cinco dias para a realização de exames.
http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2012/09/hebe-camargo-morre-aos-83-anos.html

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Avião da TAM que saiu do Rio faz pouso forçado em Nova York

Um avião da companhia aérea TAM que saiu do Rio de Janeiro fez um pouso de emergência no Aeroporto John F. Kennedy, em Nova York, nos Estados Unidos, nesta quarta-feira, 26. De acordo com nota enviada na tarde desta quarta-feira pela TAM, a aeronave que fazia o voo JJ8078 (Rio de Janeiro - Nova York) apresentou indicação de problemas no trem de pouso dianteiro na aproximação para aterrissagem. O avião saiu do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, no Rio, à 01h09m. A TAM informou ainda que “a tripulação tomou todas as medidas de precaução necessárias, e a aterrissagem ocorreu em total segurança, às 11h56m (horário de Brasília)”
http://www.midiamax.com/noticias/818146-aviao+tam+saiu+rio+faz+pouso+forcado+nova+york.html

Hospital dá ácido para duas crianças no lugar de remédio

A+

Um hospital privado em Itapevi, na Grande São Paulo, está sendo investigado. Duas crianças ingeriram, no lugar de sedativo, um ácido para cauterizar verrugas na pele. Bruno, de apenas dois anos, está inconsciente e internado em outro hospital, em estado grave. A polícia tem duas suspeitas: a enfermeira ter trocado o remédio ou confundido o nome do medicamento por causa da letra do médico.
http://rederecord.r7.com/video/hospital-da-acido-para-duas-criancas-no-lugar-de-remedio-506387d4fc9b47216072a8c8/

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Líbio que teria capturado Kadhafi morre em Paris após ser baleado

25/09/2012 17h15- Atualizado em 25/09/2012 17h37

Da BBC

Umran Jum'ah Sha'Ban havia sido atingido por disparos aparentemente feitos por simpatizantes do ex-ditador morto.



Imagem tirada de vídeo amador mostra o ex-ditador líbio Muammar Kadhafi, ferido, logo após sua captura (Foto: Reuters)Imagem tirada de vídeo amador mostra o ex-ditador
líbio Muammar Kadhafi, ferido, logo após sua
captura (Foto: Reuters)
O combatente rebelde líbio a quem é atribuída a captura do coronel Muammar Kadhafi morreu em um hospital em Paris, informaram nesta terça-feira (25) autoridades do país norte-africano.
Umran Jum'ah Sha'Ban fora, também de acordo com autoridades, atingido há dois meses por tiros supostamente disparados por simpatizantes de Kadhafi na cidade de Bani Walid, um antigo bastião do coronel na Líbia.
Kadhafi, que governou a Líbia durante 42 anos, foi morto em outubro de 2011, na cidade de Sirte, em meio aos protestos da Primavera Árabe.
Sha'Ban teria sido o primeiro a deter Kadhafi, que estava escondido em Sirte, em 20 de outubro do ano passado. Imagens amadoras divulgadas naquele dia mostraram o corpo do coronel sendo arrastado pelas ruas e agredido. Kadhafi morreu de ferimentos a bala antes de ser levado ao hospital.
'Mártir'
Nesta terça, autoridades líbias afirmaram que Sha'Ban - que fora levado a Paris para ser tratado - não resistiu aos ferimentos do ataque que sofreu há dois meses.
Sua morte foi anunciada ao vivo pela TV Nacional Líbia (alinhada com o governo interino do país) e ele foi descrito como 'herói e mártir' por 'pertencer ao grupo que capturou o amaldiçoado (Kadhafi)'.
Em comunicado, as autoridades interinas afirmaram que os acusados pela morte de Sha'Ban serão punidos.
Quase um ano após a queda de Kadhafi, a Líbia realizou há poucos meses a primeira eleição livre de sua história, mas ainda vive um clima de incerteza quanto ao futuro da recém-criada democracia, diante da falta de controle estatal sobre todo o território e da existência de milícias.
Nesta semana, o governo interino do país disse que todas as milícias ilegais seriam dissolvidas, após uma série de enfrentamentos e protestos populares contra milicianos.
Os protestos foram desencadeados pela ação atribuída a uma milícia fundamentalista islâmica, a Ansar al-Sharia, em 11 de setembro deste ano, quando o consulado americano em Benghazi foi atacado e incendiado. O ataque matou quatro pessoas, entre elas o embaixador dos Estados Unidos na Líbia, Chris Stevens.

sábado, 22 de setembro de 2012

Paquistão: Menina de 11 anos presa

Uma garotinha de 11 anos foi vista carregando um saco de lixo com páginas do alcorão para fora de casa. A atitude da menina incitou à ira de uma multidão de muçulmanos que resolveu chamar a polícia para que uma providência fosse tomada.
Sob pressão dos manifestantes e a partir do argumento de que a menina profanou o livro sagrado do islamismo, os oficiais a levaram presa, acusada de blasfêmia. Jornais locais informaram que, por causa de uma necessidade especial, a menina não conseguiu responder apropriadamente as questões feitas por oficiais durante o interrogatório.
Paul Bhatti, ministro paquistanês para a Harmonia Nacional, prestou depoimento à emissora britânica BBC, e disse acreditar que a jovem possui distúrbios mentais. Para ele, é improvável que ela tenha profanado o alcorão propositalmente.
Extremistas islâmicos ameaçaram atear fogo nas casas dos cristãos que vivem na região. Segundo autoridades locais, os pais da criança foram colocados sob custódia policial para se protegerem de ameaças. Mais de 600 cristãos já abandonaram seus lares na periferia de Islamabad com medo da violência.
Um policial declarou que a menina é analfabeta, mas considerou, com base em exames médicos, que ela não apresentava problemas mentais. Já o diretor de uma organização que representa as minorias paquistanesas, Tahir Naveed Chaudhry, declarou que ela tem a Síndrome de Down.
A Missão A Voz dos Mártires está empenhada em acompanhar o caso. Pedimos sua ajuda em interseção por esta pequena garota e por sua família.
http://www.vozdosmartires.com.br/category/destaque/

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Avião da Delta Airlines faz pouso de emergência em SP

Avião com 220 passageiros decolou de Guarulhos para Detroit, nos EUA.
Piloto decidiu voltar após constatar problema no trem de pouso.

Do G1, em São Paulo

Um voo da Delta Airlines com destino aos Estados Unidos fez um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, no início da madrugada desta sexta-feira (14), poucas horas após decolar, segundo o Corpo de Bombeiros.
A operação mobilizou ao menos nove equipes dos bombeiros, conforme informou a corporação no microblog Twitter. As equipes foram distribuídas perto das pistas do aeroporto.
De acordo com informações da assessoria da Infraero à TV Globo, o piloto da aeronave do voo 00256, que decolou para Detroit às 22h25 de quinta-feira (13), detectou um problema no trem de pouso e pediu autorização para voltar para Guarulhos.
Um pneu teria estourado. Segundo informações de passageiros, o estouro teria danificado levemente uma das asas do avião. O problema foi informado aos passageiros, que foram orientados a realizar procedimentos de pouso de emergência.
O Corpo de Bombeiros da região emitiu um alerta e mobilizou uma operação especial para esperar pela aeronave, que acabou pousando em segurança à 1h08. Antes de aterrissar, o avião sobrevoou São Paulo por cerca de duas horas para consumir combustível.
O avião transportava 220 pessoas; 209 passageiros e tripulação. Após a aterrissagem, os passageiros foram transportados para hotéis. Não há informações sobre quando eles seguiriam viagem para Detroit.
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/09/aviao-da-delta-airlines-faz-pouso-de-emergencia-em-sp.html

Presidente de transição Guiné-Bissau anuncia participação na assembleia geral da ONU

Lusa14 Set, 2012, 18:44

O Presidente da República de transição da Guiné-Bissau, Serifo Nhamadjo, "representará o país ao mais alto nível" na 67.ª Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova Iorque, segundo uma nota hoje divulgada em Bissau.

A Assembleia Geral da ONU, este mês, é "uma ocasião a todos os títulos soberana para Manuel Serifo Nhamadjo informar o mundo sobre a evolução da transição na Guiné-Bissau, fundamentalmente no que diz respeito aos aspetos político-económico, social e segurança interna", diz também o comunicado do gabinete do Presidente de transição, que ocupou o cargo após o golpe de estado de 12 de abril.
Serifo Nhamadjo, ainda de acordo com o mesmo comunicado, "é um dos convidados de honra do governo dos Estados Unidos para participar numa receção que será oferecida nesta circunstância a mais de 100 personalidades".
O convite a Serifo Nhamadjo foi endereçado pelo secretário de Estado-adjunto do governo norte-americano para os assuntos africanos, Johnnie Carson, tendo o Presidente de transição já confirmado a presença, diz o comunicado.
No grupo de convidados, segundo a Presidência, estão nomes como a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, a embaixadora dos Estados Unidos nas Nações Unidas, Susan Rice, e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon.
Serifo Nhamadjo parte para os Estados Unidos no próximo dia 26 e permanece em Nova Iorque até 01 de outubro.
Nos últimos tempos a imprensa guineense tem suscitado a dúvida sobre quem irá representar o país na Assembleia Geral da ONU. Em Bissau há um Presidente e um governo de transição que todavia não são reconhecidos pela maior parte da comunidade internacional.
Um golpe de Estado a 12 de abril passado depôs o Presidente interino, Raimundo Pereira, e o primeiro-ministro eleito, Carlos Gomes Júnior. Os dois estão atualmente a viver em Portugal.
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=587110&tm=7&layout=121&visual=49

Polícia guineense morreu em Angola

Sexta-feira, 14 de Setembro de 2012

Polícia guineense morreu em Angola

Pelo menos um dos 350 agentes da polícia da Guiné Bissau que recebeu treino em Angola acabou por morrer, segundo as autoridades daquele País.

Os mesmos que regressam no final deste mês, deviam voltar à Bissau em Julho passado.

Entretanto, fontes em Luanda próximas do contingente policial da Guiné Bissau confirmaram o óbito afirmando que este tinha adoecido.

As fontes acrescentaram que ao contrário do que é habitual o agente não foi levado para o hospital militar apesar da sua situação se ter agravado.

O agente que morreu fazia parte do contingente de 350 agentes enviados para Angola para ali serem treinados.

O grupo de policias guineenses terminou há dois meses a sua formação em Angola mas desde então tem estado á espera que as autoridades guineenses lhes digam quando vão regressar.
Na Terça-feira um porta-voz do grupo tinha lançado um apelo publico para que se resolvesse a sua situação.

Hoje o Major Pedro Goi que chefia o destacamento da Guiné Bissau disse ter recebido garantias que os polícias guineenses vão em breve regressar ao seu país.

“Vamos regressar no fim do mês,” disse o Major acrescentando que a informação lhe tinha sido dada a partir de Bissau pela hierarquia policial guineense.
A mesma fonte informou ainda que os agentes guineenses recebem apoio das autoridades angolanas em termos de alimentação e acesso a cuidados médicos. Os agentes recebem também um subsídio mensal de 100 dólares das autoridades angolanas.
www.novasdaguinebissau.blogspot.com.br

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

A REVOLTA DOS MAIS VELHOS (GUINÉ-BISSAU)


Primeiro-ministro de Transição assume controlo do SIS

Guiné-Bissau: Primeiro-ministro de Transição assume controlo do SIS
Bissau - O Primeiro-ministro de Transição, Rui Barros, assumiu o controlo da Direcção-geral de Serviço de Informação de Segurança (DG SIS) da Guiné-Bissau.
O actual Director-geral desta instituição, Serifo Mane, já efectuou despachos conjuntos com o Chefe do Executivo de Transição, há mais de dois meses.

Este facto foi confirmado à PNN por uma fonte da DG SIS. Contudo, Serifo Mane tinha sido nomeado e empossado pelo actual ministro do Interior, que se ocupava hierarquicamente dessa instituição.

A medida não tinha entrado em vigor, apesar de a lei ter sido aprovada pela Assembleia Nacional Popular, promulgada a 22 de Junho de 2010 pelo então Presidente da República Malam Bacai Sanhá e publicada no Boletim Oficial Número 25.

Com as novas regras, compete ao DG SIS, de entre outras atribuições, informar o Primeiro-ministro acerca do resultado das suas actividades, assim como elaborar estudos e preparar documentos de acordo com as suas orientações.

No que diz respeito às competências do Presidente da República, cabe-lhe nomear e exonerar sob proposta do Governo, ouvido o agora Conselho de Segurança Nacional, integrado pelo Primeiro-ministro, o Procurador-geral da República e o Director-geral de Serviço de Informação de Segurança.

A DG SIS é composta por um Director-geral e dois Directores-adjuntos que são igualmente responsáveis pelo serviço de Inteligência Interna e Externa, nomeados e exonerados pelo Primeiro-ministro, sob proposta do Director-geral, o que não foi o caso da actual direcção do SIS.

De referir que a implementação na prática destas novas directrizes era um dos conflitos com o então Presidente da República, sobre quem controla quem.
(c) PNN Portuguese News Network
2012-09-12 11:02:39

Domingos Simões Pereira candidata-se à Presidencia do PAIGC

Guiné-Bissau: Domingos Simões Pereira candidata-se à Presidência do PAIGC
Bissau - Domingos Simões Pereira, ex-secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), vai candidatar-se à Presidência do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).
A informação foi avançada à PNN por uma fonte de grupo de dirigentes e militantes do partido, que apoiam Domingos Simões Pereira.

Para este efeito, o antigo responsável máximo da CPLP encontra-se na Guiné-Bissau desde a passada semana, onde se deslocou ao interior do país, nomeadamente às regiões de Quinara, Cacheu, Oio, Bafatá e Gabu, com a finalidade de auscultar opiniões junto dos militantes do PAIGC nestas localidades, relativamente à sua candidatura e possível liderança da maior formação política da Guiné-Bissau.

De acordo com a nossa fonte, há uma vontade expressa de apoio das intenções de Domingos Simões Pereira, uma vez à frente do partido, que esteve no poder até ao golpe de Estado de 12 de Abril.

Para esta corrida, Domingos Simões Pereira conta com o apoio dos «veteranos do PAIGC», a União Democrática das Mulheres (UDEMU), uma estrutura da classe feminina no interior do partido, assim como a participação nos quadros do PAIGC.

A PNN soube que, a par da corrida do antigo secretário Executivo da CPLP, alguns militantes desta força política já manifestaram os seus interesses em se candidatarem, como é o caso de Braima Camará, Cipriano Cassamá e Soares Sambu.
(c) PNN Portuguese News Network
2012-09-12 10:56:35

Obama promete 'justiça' após morte de embaixador em ataque na Líbia

O presidente dos EUA, Barack Obama, disse nesta quarta-feira (12) que será feita "justiça" no caso dos quatro norte-americanos mortos em um ataque na cidade líbia de Benghazi na véspera, por conta de um filme produzido e divulgado nos EUA e considerado ofensivo à fé islâmica.
"Não se enganem: a justiça será feita", disse Obama, que prometeu trabalhar em conjunto com o governo líbio para trazer os responsáveis à justiça.
Em um discurso no jardim da Casa Branca, Obama homenageou o embaixador J. Christopher Stevens e seus três colegas, mortos em um ataque de manifestantes islamitas ao consulado americano na cidade, que estavam revoltados com as informações sobre o filme "A Inocência dos Muçulmanos".
"Os Estados Unidos condenam nos termos mais fortes este ataque ultrajante e chocante", afirmou o presidente democrata.
"Não se enganem, nós vamos trabalhar com o governo líbio para levar à justiça os assassinos que atacaram nosso povo", disse.
O filme que provocou a revolta dos islamitas foi realizado por um israelense-americano, que chama o islamismo de "câncer", e promovido pelo polêmico pastor evangélico da Flórida Terry Jones, famoso pelas posições contrárias ao islamismo.
O presidente lembrou que desde sua independência, "a América é um país que respeita todas as crenças".
"Rejeitamos qualquer tentativa de denegrir a fé religiosa de outros. Mas não há absolutamente justificativa nenhuma para este gênero de violência sem sentido, nenhuma", destacou.
O presidente dos EUA, Barack Obama, faz pronunciamento sobre a morte de diplomatas americanos na Líbia nesta quarta-feira (12) na Casa Branca (Foto: AP)O presidente dos EUA, Barack Obama, faz pronunciamento sobre a morte de diplomatas americanos na Líbia nesta quarta-feira (12) na Casa Branca (Foto: AP)
O diplomata americano J. Christopher Stevens em 7 de junho (Foto: AFP)O diplomata americano J. Christopher Stevens
em 7 de junho (Foto: AFP)
O ataque
As mortes coincidiram com o 11º aniversário dos ataques do 11 de Setembro, lembradas discretamente pelos americanos na terça.
O ataque ao consulado americano ocorreu na noite de terça.
Manifestantes armados cercaram o prédio, informaram fontes líbias.
Segundo o porta-voz da Alta Comissão de Segurança do Ministério do Interior, Abdelmonoem al-Horr, as forças de segurança tentaram controlar a situação quando foguetes RPG foram disparados a partir de uma propriedade próxima.
"Dezenas de manifestantes atacaram o consulado e incendiaram o prédio", disse Omar, um morador de Benghazi, que escutou tiros em torno do edifício.
Outra testemunha confirmou os disparos em torno do consulado e revelou que homens armados, incluindo militantes salafistas, bloquearam as ruas que dão acesso ao prédio.
Stevens teria morrido atingido em seu carro, quando tentava deixar o local.
Seguranças líbios também morreram ao defender o prédio, segundo o diplomata do país na ONU.
Fontes americanas afirmaram à rede CNN que o protesto contra o filme teria sido usado como pretexto e distração para os agressores.
Chamas tomam conta do consulado americano em Benghazi (Foto: Esam Al-Fetori/Reuters)Chamas tomam conta do consulado americano em Benghazi (Foto: Esam Al-Fetori/Reuters)
Desculpas
O governo da Líbia pediu desculpas aos Estados Unidos pelas mortes.
mapa novo Líbia Benghazi (Foto: 1)
"Apresentamos nossas desculpas aos Estados Unidos, ao povo americano e ao mundo inteiro pelo que aconteceu", afirmou em Trípoli Mohamed al-Megaryef, presidente do Congresso Geral Nacional (CGN), principal autoridade política da Líbia.
"Estamos ao lado do governo americano em relação aos assassinos", disse Megaryef, que classificou o ataque de "covarde".
O ataque aconteceu na véspera da eleição do chefe de Governo do CGN, que terá como missão criar um exército e uma polícia profissionais.
O vice-premiê líbio, Mustafah Abu Shagur, denunciou o que chamou de "atos barbárie".
A Líbia enfrenta instabilidade política desde a revolta popular que, no ano passado, com apoio ocidental, derrubou e matou o ditador Muammar Kadhafi.
A cidade litorânea de Benghazi foi o foco da rebelião anti-Kadhafi
Protestos árabes
Protestos contra o filme ocorrem também em outros países muçulmanos.
Horas antes, no Cairo, milhares de manifestantes, a maioria salafistas, protestaram diante da embaixada dos Estados Unidos.
Os manifestantes arrancaram a bandeira dos Estados Unidos e em seu lugar colocaram uma imensa bandeira negra com a frase: "não há mais Deus que Deus e Maomé é o seu profeta".
Nesta quarta, a Irmandade Muçulmana, principal força política egípcia, convocou "protestos pacíficos" conra o filme para esta sexta-feira.
O movimento fundamentalista do Talibã prometeu mover uma "guerra" aos americanos no Afeganistão em decorrência do filme.
O governo do Irã criticou o filme e acusou o governo americano de silenciar diante do caso. A chancelaria iraniana não citou os incidentes violentos.
Ocidente condena
Outros países ocidentais também condenaram o ataque, a começar por França e Reino Unido, que lideraram a missão militar ocidental contra Kadhafi em 2011, assim como Alemanha, Itália e Canadá e organizações como a Otan e a União Europeia.
"A França pede às autoridades líbias que esclareçam esses crimes odiosos e inaceitáveis, identifiquem os responsáveis e os levem à justiça", declarou o presidente francês, François Hollande, ao condenar "firmemente o ataque".
A Itália também reagiu: "Nós condenamos com o máximo de firmeza este gesto atroz", declarou o chefe de Governo italiano, Mario Monti. Ele disse estar convencido de que as autoridades líbias "não pouparão esforços para impedir que o novo governo líbio seja refém" de forças opostas à democracia.
Em visita ao Cairo, o ministro britânico das Relações Exteriores, William Hague, condenou "o ataque brutal e sem sentido ao Consulado Geral dos Estados Unidos em Benghazi".
"Esse tipo de ataque não levará a nada", acrescentou Hague. "Esses diplomatas não servem apenas ao seu próprio país, os Estados Unidos, mas também ao povo líbio. Eles trabalharam pela paz e pela estabilidade na Líbia".
Já o Vaticano condenou as ofensas injustificáveis e as provocações contra os muçulmanos, considerando a qualquer violência inaceitável, em clara referência ao atentado na Líbia depois da apresentação do filme.
O porta-voz do Vaticano, Francisco Lombardi, lamentou, em um comunicado, "os resultados trágicos" provocados por essas ofensas, e condenou "uma violência completamente inaceitável" depois do assassinato do embaixador americano em um atentado em Benghazi.
"O respeito profundo pelas crenças, pelos textos, pelos grandes personagens e os símbolos de diversas religiões é uma condição essencial para a coexistência pacífica dos povos", afirmou Lombardi, lamentando "as consequências gravíssimas das ofensas injustificáveis e provocações à sensibilidade dos fiéis muçulmanos".
Maomé caricato
O filme, com o título "Innocence of Muslims" ("A inocência dos muçulmanos"), foi realizado pelo americano-israelense Sam Bacile. Cenas já divulgadas mostram o profeta Maomé como uma figura caricata.
Depois da manifestação no Cairo na terça-feira, Bacile declarou ao "Wall Street Journal" que o Islã "é um câncer".
Campanha eleitoral nos EUA
Os ataques na Líbia e Egito tiveram repercussões na campanha eleitoral nos Estados Unidos, onde o candidato republicano à presidência, Mitt Romney, acusou o presidente Obama de simpatia pelo extremistas muçulmanos.
Imagem forte (Foto: imagem forte)
Civis líbios ajudam um homem que, segundo testemunhas, seria o diplomata americano J. Christopher Stevens, logo após o ataque em Benghazi; Stevens acabou morrendo (Foto: AFP)Civis líbios ajudam um homem que, segundo testemunhas, seria o diplomata americano J. Christopher Stevens, logo após o ataque em Benghazi; Stevens acabou morrendo (Foto: AFP)

Justiça

Justiça egípcia ordena prisão de ex-premiê candidato à presidência

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Homenagens nos EUA marcam os 11 anos do 11 de Setembro

 

Flores são depositadas no marco zero. Instalação 'Tributo de Luzes' imita torres e ilumina o céu de Manhattan.
 
  • 11 de setembro - O presidente Barack Obama e a primeira-dama dos EUA, Michelle, pausam para um momento de silêncio em memória às vítimas dos atentados de 11 de setembro de 2001
  • 11 de setembro - O presidente Barack Obama e a primeira-dama dos EUA, Michelle, pausam para um momento de silêncio em memória às vítimas dos atentados de 11 de setembro de 2001
11 de setembro - Entre o secretário de Defesa Leon Panetta (esq.) e o chefe do Estado-Maior dos EUA, general Martin Dempsey, o presidente Obama participa de cerimônia no Pentágono, que também foi um alvo no 11 de Setembro, próximo a Washington DC
11 de setembro - Entre o secretário de Defesa Leon Panetta (esq.) e o chefe do Estado-Maior dos EUA, general Martin Dempsey, o presidente Obama participa de cerimônia no Pentágono, que também foi um alvo no 11 de Setembro, próximo a Washington DCJason Reed/Reuters
  • 11 de setembro - Centenas de pessoas compareceram ao Memorial no marco zero para homenagear as vítimas dos atentados
    11 de setembro - Centenas de pessoas compareceram ao Memorial no marco zero para homenagear as vítimas dos atentadosKirsten Luce/The New York Times)
  • 11 de setembro - Kathleen Schmoelzer faz uma cópia do nome de sua tia, Kathleen Moran, que foi morta em 11 de setembro de 2001 no Memorial em Nova York.
     
  • 11 de setembro - Kathleen Schmoelzer faz uma cópia do nome de sua tia, Kathleen Moran, que foi morta em 11 de setembro de 2001 no Memorial em Nova York.Justin Lane/Pool via The New York Times

  •  
     

     
     

    É NETINHO

    "Ele é um homem do povo que conhece os problemas e as dificuldades que as pessoas enfrentam." Luis Inacio Lula da Silva

    "Netinho sempre lutou contra a injustiça e a discriminação. ele representa um caso de sucesso. É um exemplo para os jovens do Brasil de que é possivel sim uma outra vida, outra alternativa." Dilma Roussef


    Náufrago sobrevive em mar aberto agarrado a engradado de peixe

    Um americano sobreviveu após passar mais de um dia agarrado a um engradado plástico de transporte de peixe em mar aberto, após um naufrágio próximo a Sitka, no estado americano do Alasca.
    O pescador Ryan Harris, de 19 anos, foi resgatado do Oceano Pacífico no sábado (8) por um helicóptero da Guarda Costeira, mais de 24 horas depois de seu barco ter virado por conta das fortes ondas.
    O resgate foi fotografado pelo dono de um barco que estava próximo.
    Harris disse que nunca pensou que ia morrer enquanto estava dentro de seu "salvavidas improvisado" e que passou o tempo cantando para tentar se distrair.
    Dono de barco que estava por perto fotografou o momento do resgate de Harris (Foto: AP/Daily Sitka Sentinel/Joel Brady-Power)Dono de barco que estava por perto fotografou o momento do resgate de Harris (Foto: AP/Daily Sitka Sentinel/Joel Brady-Power)
    2 (Foto: AP/Daily Sitka Sentinel/James Poulson)Harris mostra ferimentos nas mãos após o resgate (Foto: AP/Daily Sitka Sentinel/James Poulson)

    Atentado contra ministro da Defesa mata ao menos 12 no Iêmen

    Do G1, com agências internacionais
     

    O ministro da Defesa do Iêmen sobreviveu a um atentado a bomba nesta terça-feira (11), no qual pelo menos 12 pessoas morreram. O ataque ocorre após a morte do "número 2" do braço da rede terrorista da Al Qaeda no país.
    Testemunhas disseram que a explosão ocorreu quando o comboio do general Muhammad Nasir Ahamd saía de uma reunião no gabinete do primeiro-ministro na capital, Sanaa. O ministro do Interior, Abdul Qader Qahtan, disse à TV estatal que sete guarda-costas e cinco civis morreram, e outras 12 pessoas ficaram feridas.
    A explosão atingiu um carro que transportava seguranças. Ahmad, que estava em outro carro, blindado, escapou ileso, segundo assessores.
    "Um carro com uma armadilha explosiva aguardava pela comitiva do ministro perto dos escritórios do governo, e assim que (a comitiva) se moveu ele explodiu", disse uma fonte do setor de segurança à Reuters.
    "Um carro da segurança ficou totalmente destruído, e todos os seus ocupantes foram mortos, mas o ministro sobreviveu porque seu carro é blindado", acrescentou.
    Ninguém assumiu a autoria do atentado, ocorrido após a morte, na semana passada, do vice-líder do braço local da Al Qaeda, Said al-Shehri.
    A-Al Qaeda culpa o ministro por liderar uma campanha de ataque aos pontos fortes do grupo no sul do Iêmen, uma área que tornou-se um crescente motivo de preocupação para os Estados Unidos em sua campanha contra os militantes islâmicos.
    Autoridades dizem que esse foi o quarto atentado contra o ministro da Defesa desde dezembro, quando o presidente Ali Abdullah Saleh renunciou para dar lugar a um novo governo.
    Perito observa destroços após explosão de bomba nesta terça-feira (11) em Sanaa, capital do Iêmen (Foto: AP)Perito observa destroços após explosão de bomba nesta terça-feira (11) em Sanaa, capital do Iêmen (Foto: AP)

    segunda-feira, 10 de setembro de 2012

    Policial que fazia escolta de Obama morre em acidente na Flórida

    O policial Bruce St. Laurent em foto de arquivo (Foto: AFP)O policial Bruce St. Laurent em foto
    de arquivo (Foto: AFP)

    Policial que fazia escolta de Obama morre em acidente na Flórida

    Policial chegou a ser levado a um hospital, mas não resistiu.
    Democrata está na Flórida para compromissos de campanha eleitoral.

            Um policial da Flórida envolvido na preparação do esquema de segurança da comitiva do presidente Barack Obama morreu no domingo ao sofrer um acidente de moto.
    Teri Barbera, porta-voz da polícia do condado de Palm Beach, disse que o agente foi atingido por uma picape quando entrava numa rodovia.
    Ele estava ajudando a montar uma barreira móvel que separaria o comboio presidencial do resto do tráfego.
          Levado a um hospital, o policial Bruce St. Laurent não resistiu e morreu.
    O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, disse que Obama foi informado do incidente, e que "seus pensamentos e orações estão com a família do agente".
    http://g1.globo.com/mundo/eleicoes-nos-eua/2012/noticia/2012/09/policial-que-fazia-escolta-de-obama-morre-em-acidente-na-florida.html

    Rebeldes sírios executam 20 soldados em Aleppo, diz entidade

             Rebeldes sírios executaram pelo menos 20 soldados em Aleppo no fim de semana passado, anunciou nesta segunda-feira (10) o opositor Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).
           "Estes soldados foram capturados no quartel Hanano na sexta-feira ou sábado pelos rebeldes e executados em outro local. Tinham as mãos atadas e os olhos vendados", afirmou à France Presse o presidente da ONG com sede no Reino Unido.

    Imagens de vídeo mostram o que seriam os corpos de militares sírios mortos por rebeldes em Aleppo (Foto: AFP)Imagens de vídeo mostram o que seriam os corpos de militares sírios mortos por rebeldes em Aleppo (Foto: AFP)
    Segundo um novo relatório da comissão de investigação da ONU divulgado em 15 de agosto, as forças governamentais sírias e suas milícias cometeram crimes de guerra e contra a Humanidade, enquanto a oposição armada cometeu crimes de guerra, mas em menor escala.
    O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, fez nesta segunda um apelo no Conselho de Direitos Humanos da ONU para que os autores de "crimes de guerra" na Síria sejam julgados, enquanto a alta comissária para os direitos humanos, Navi Pillay, pediu uma investigação sobre o massacre de Daraya.
    Em Aleppo, os rebeldes tomaram na sexta-feira o controle parcial de um quartel militar em Hanano, de onde tinham sido expulsos após violentos confrontos com o Exército.
    Procurados pela AFP, os combatentes do Exército Sírio Livre (ESL, rebeldes) afirmaram que o quartel estava vazio e que foi bombardeado por pelo menos sete tanques na tentativa das forças do governo de impedir o acesso dos insurgentes às armas que poderiam estar armazenadas.
    A força aérea continua a metralhar vários bairros rebeldes, na sequência de um ataque contra edifícios residenciais executado pelas forças leais ao regime que matou 28 pessoas, segundo o OSDH. Pouco antes das 15h, dois MiGs lançaram duas bombas e metralharam a região, observaram jornalistas da France Presse.
    Perto de Damasco, a artilharia pesada do Exército teve como alvo Sayeda Zeinab, local de peregrinação xiita. Intensos combates e bombardeios foram registrados em Deraa (sul), Idleb (noroeste), Hama e Homs (centro) e na província de Damasco, indicou a ONG, que relatou 27 mortes nesta segunda-feira, de acordo com uma contagem preliminar, após a morte de 160 pessoas no domingo.
    "Sei que esta é uma missão muito difícil, mas acho que não tenho o direito de recusar assistência ao povo sírio", disse o novo emissário Brahimi, após uma reunião com o secretário-geral da Liga Árabe, Nabil al-Arabi.
    Ele acrescentou que planeja viajar à Síria "nos próximos dias".
    Brahimi, que assumiu o cargo em 1º de setembro após a renúncia de seu antecessor, Kofi Annan, também se reunirá com o presidente egípcio, Mohamed Morsi.
    Enquanto isso, uma primeira reunião do grupo de contato proposta pelo presidente Morsi deve ser realizada "na noite desta segunda-feira com os vice-ministros das Relações Exteriores dos quatro países" (Egito, Irã, Arábia Saudita e Turquia), disse o chanceler do Egito, Mohammed Kamel Amr.
    O Cairo indicou que o Egito vai tentar chegar a um consenso sobre o "fim imediato dos assassinatos e da violência" e "a necessidade de lançar um processo político, com a participação dos vários componentes do povo sírio".
    Teerã enviou seu vice-ministro das Relações Exteriores ao Cairo, enquanto Damasco afirmou na sexta-feira que o presidente egípcio tinha "assinado a sentença de morte" do grupo de contato ao criticar o regime sírio.
    Até agora, o Irã descartou esforços diplomáticos para tentar encontrar uma solução para a crise, principalmente do "Grupo de Trabalho sobre a Síria", envolvendo os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, a Turquia e os representantes dos países da Liga Árabe.

     
     

    domingo, 9 de setembro de 2012

    Carro-bomba atinge consulado francês no Iraque e fere duas pessoas

    Carro-bomba atinge consulado francês no Iraque e fere duas pessoas

    Outro atentado na mesma cidade matou duas pessoas e feriu três.
    Forças de seguraa do Iraque inspecionam áreas em buscas de pistas.

    Do G1, com informações da Reuters

    Ataque a bomba em Nassiriya (Foto: Reuters)Forças de seguraa do Iraque inspecionam área onde um carro bomba explodiu nesse domingo em Nassiriya, a 300 km de Bagdá, ferindo duas pessoas. O atentado ocorreu em frente ao consulado francês. Outro atentado com carro bomba na mesma cidade matou duas pessoas e feriu outras três. (Foto: Reuters)