quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Netos de Bandim em Mauá

02/10/2013
Grupo africano de dança e música se apresenta em Mauá
Projeto Intercâmbio Educacional e Cultural Brasil/Guiné-Bissau começou nessa terça-feira e segue até o próximo domingo.


Evandro Oliveira/ PM

O grupo Netos de Bandim fará apresentações até domingo em Mauá
Sob o som da percussão do grupo guineense Netos de Bandim, a abertura, realizada no Teatro Municipal de Mauá, reuniu secretários municipais, professores e representantes de grupos ligados ao movimento negro do município, numa promoção da Prefeitura de Mauá, através da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria de Educação.
Neste sábado (5), das 10h às 12, os artistas sobem ao palco do Teatro Municipal de Mauá, apresentando toda a sua musicalidade. A entrada é franca.
Até o próximo domingo (6), o grupo Netos de Bandim estará em Mauá apresentando músicas e danças típicas do país, além de participar de rodas de conversa e oficinas culturais com educadores da rede, professores e alunos do projeto Oficinas Culturais, da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer.

O evento marca as comemorações do 40º aniversário de independência de Guiné-Bissau, ao mesmo tempo em que difunde a história e a cultura afro no mundo. “Essa é a segunda visita ao Brasil – a primeira foi em 2011 - e pretendemos estreitar cada vez mais nossos laços com Mauá”, comenta o coordenador do  programa Africanidade, da Rádio Jovem de Guiné-Bissau, Júlio António Aponto Té.

Ele e o colega moçambicano Egor Vasco Borges representam o Africanidade em Marília, interior do Estado em parceria com a Prefeitura local. O coordenador do grupo Netos de Bandim, Ector Diógenes Cassamá, explica que 120 pessoas integram a entidade, fundada há 13 anos e que além da proposta cultural, desenvolve intenso trabalho social em Guiné-Bissau. 
     
“Quando tive contato com esse projeto me encantei. Em Mauá já temos realizadas várias ações junto à rede de ensino nesse sentido. No dia 10 deste mês iremos eleger a primeira diretoria do Conselho Municipal de Igualdade Racial, além da elaboração do Plano Municipal de Políticas de Igualdade Racial”, citou a secretária de Educação, Lairce Rodrigues de Aguiar.

A secretária destaca ainda a participação da Prefeitura no IV MULHERES LÍDERES EM EDUCAÇÃO, ou 4th Women Leading Education – Conference Apam, sediado em Gana, na África, de 24 a 28.  As funcionárias Rosangela Malachias, assessora técnica, e Elizabeth Santos, coordenadora pedagógica, apresentam o projeto “Lentes da cidadania”, desenvolvido pelo Grupo de Trabalho Gênero, Etnia e Diversidade.

Agenda – O Intercâmbio Brasil/Guiné-Bissau engloba de oficinas culturais e rodas de conversa a visita aos principais pontos históricos e culturais de Mauá. As ações acontecem no Centro de Formação de Professores Governador Miguel Arrais, das 9h às 12h e das 14h às 17h, com os temas: “O (a) Dançarino (a) e o processo da expressão cultural (criação)”, e “Leitura da arte e dramatização dos espaços”.  As oficinas também serão estendidas à sede do projeto Oficinas Culturais.  

No dia 4 (sexta-feira), das 14h às 18h, no Centro de Formação de Professores, haverá o Encontro Cultural – Troca de experiências, com grupos de hip hop, grafite, escola de samba e apresentação da dança maculelê do grupo Filhos de Gandhi. O encerramento será domingo (6), com um roteiro cultural e histórico das 9h às 12h a equipamentos como o Museu Barão de Mauá, capela da Santa Casa de Misericórdia (que reúne pinturas de Emeric Mercier), Parque Ecológico do Guapituba e Parque Ecológico Gruta de Santa Luzia.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
03/10/2013 17:31

Nenhum comentário:

Postar um comentário