Bissau (GBissau, 4 de Abril de 2014) – O ex-presidente da Guiné-Bissau, Kumba Ialá, morreu esta madrugada em Bissau.
De acordo com uma fonte próxima ao ex-presidente guineense que falou em anonimato à GBissau, Kumba Ialá faleceu esta madrugada, por volta das 3h30 da manhã, vítima de um ataque cardíaco. E o Hospital Militar de Bissau já confirmou a morte do antigo presidente guineense.
Kumba Ialá tinha 61 anos de idade e foi presidente da República entre os anos 2000-2003.
O ex-líder do Partido da Renovação Social (PRS) não chegou de terminar o seu mandato por ter sido vítima de um golpe de estado militar a 14 de Setembro de 2003.
O político guineense conhecido como o “homem do barrete vermelho” renunciou à vida política activa no início deste ano.
Durante esta campanha eleitoral para as presidenciais de 13 de Abril, Kumba Ialá – apesar de ser o fundador do Partido da Renovação Social (PRS) –apoiava a candidatura do independente Nuno Gomes Nabiam.
Aliás, na noite de quinta-feira, 3 de Abril, Kumba Ialá esteve com o candidato independente durante uma digressão pela zona do Sul do país, mais precisamente Buba, no âmbito da campanha eleitoral.
De acordo com uma fonte próxima ao ex-presidente, Kumba Ialá teria voltado à sua residência privada por volta das 23 horas de Bissau. Quatro horas mais tarde (3 da manhã de Bissau), Ialá começou a sentir-se mal e foi evacuado de imediato para uma clínica privada em Bôr, nos arredores da cidade de Bissau.
De acordo com fontes da GBissau, Kumba Ialá teria sido atendido pelo seu médico pessoal – que é também o sobrinho do ex-líder guineense – Martinho Cobdé Ialá. Mas, Kumba Ialá viria a falecer por volta das 3h30 da madrugada. Acredita-se que tenha sido vítima de ataque cardíaco, conforme indicou uma fonte próxima ao médico de Kumba Ialá. Todavia, Ialá sofria também com a doença de asma.
Duas semanas antes do início da campanha eleitoral, Kumba Ialá mudou a sua residência temporária para o Hotel Bissau Lisboa para se “concentrar exclusivamente” nas estratégias da campanha presidencial, soube a GBissau.
E ultimamente tem havido rumores sobre a possível separação entre o ex-presidente com a sua esposa, Elizabete Ialá. A ex-primeira dama encontra-se actualmente em Portugal, conforme indicou uma fonte com o conhecimento do assunto.
Ainda não há um pronunciamento oficial sobre a morte do ex-presidente guineense, mas o Hospital Militar de Bissau já confirmou a morte do antigo presidente guineense.
Fonte http://www.gbissau.com/?p=9919
Nenhum comentário:
Postar um comentário